COMO MONTAR O FLAT LAY IDEAL

By Flávia Oliveira - 19:14

dicas flat lay

Olá, pessoas! Qual a boa de hoje?

Uma tendência que vem crescendo cada vez mais é a técnica Flat Lay, conhecida por suas composições harmoniosas e minimalistas, tem conquistado o coração de quem tem procurado inovar em suas fotografias através de composições diferenciadas. O Flat Lay é uma palavra em inglês traduzida como "plano deitado" isso resume um pouco da técnica e como é feita a composição. As fotos são sempre tiradas de cima utilizando um bom enquadramento. Mas você sabe como montar um Flat Lay harmonioso e minimalista? Separei ótimas dicas pra você!

1. ESCOLHA O TEMA
O segredo da harmonização para montar um Flat Lay, é escolher qual será o tema que você ira fotografar como: beleza, moda, gastronomia, estudos, etc. Quando escolher qual será o seu tema, separe quais são os itens correspondentes para montar a composição.

2. PLANO DE FUNDO E BOA ILUMINAÇÃO
Não existe nenhuma regra para a utilização do fundo branco, o essencial é apenas que o plano de fundo escolhido não chame mais atenção do que o tema da sua fotografia para que não haja atrito no conjunto, boa parte dos flat lay são feitos em fundo branco devido a sua maior facilidade em harmonização. A boa iluminação é o ponto principal para qualquer foto, já que é através dela que a sua foto irá trazer um ar clean. Procure sempre usar uma luz natural mas se não for possível, procure por luz branca.

dicas de fotografia

3. PENSE NAS CORES
Um jogo de cores bem escolhido pode deixar a sua imagem ainda mais bonita, você não precisa usar apenas um determinado tom e também pode mesclar entre cores claras e escuras. Para definir as cores você pode focar em um determinado objeto que estará presente na composição e utilizar sua cor principal. A criatividade vale muito nesse momento.

4. BRINQUE COM A SIMETRIA
Provavelmente quem gosta de tudo alinhado, também irá querer utilizar esse padrão para montar os seus flat lay, mas é possível brincar com a simetria equilibrando os contraste e os formatos dos objetos. Algumas pessoas gostam de mostrar os elementos por inteiro, outras apenas metade e algumas, mesclar os dois tipos de composição.

dicas feed

5. ONDE ENCONTRAR INSPIRAÇÕES
Os famosos sites como Pinterest e We Heart são os principais para poder encontrar inspirações variadas, basta utilizar as palavras chave "flat lay". Mas as inspirações estão sempre te rodeando se você tiver um bom olhar fotográfico, você pode encontrar composições no seu café da manhã, a sua hora de estudos, suas maquiagens, o look que você escolheu no dia, algumas revistas, bolsas e por ai vai. O flat lay está em todo lugar!
composições

fotos para instagram

Eu tenho utilizado muito essa técnica e sempre que estou fazendo algo, observo se tem algum objeto que pode fazer uma boa composição para um futuro flat lay (siga meu instagram para ver algumas ideias que criei @flaiav). 
Essas foram algumas dicas que aprendi enquanto criava minhas composições, cada uma delas vale muito a pena para montar um bom flat lay e eu espero que ajude muito vocês também. Vão testar? Já conheciam? Se já tiver algum flat lay criado por você, me mostre que quero muito ver!

Beijinho.

  • COMPARTILHE:

POSTS RELACIONADOS

13 comentários

  1. Amei o post , sempre via esse tipo de foto, mas não sabia por onde começar, esse post me ajudou muito, vou arriscar a fazer fotos assim . Beijão !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta sim, o resultado fica tão bonito que você vai querer fazer sempre, rs. Espero que te ajude bastante. <3

      Excluir
  2. Bem interessante pois as vezes dar até gosto de ver esse estilo de feed pois fica tudo tão Clear e informativo. Passa uma imagem bacana, mas de fato tem que saber como 'casar' as peças para não ficar pesado e muito diferente ne? Eu até tentei algumas vezes mas dar um trabalhão kkkkk.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu custei a conseguir também porque qualquer coisinha ja atrapalha né? Mas como você disse, da muito gosto de ver sim. <3

      Excluir
  3. Amei as dicas. Já utilizo o pinterest para pesquisar ideias e inspiracoes. É incrivel o acervo de coisas que podemos encontrar lá. Sobre o feed, estou tentando organizar mas pense num negócio difícil hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que eu me acostumei a utilizar o pinterest, não saio mais de lá também. É bem dificil se organizar mesmo, mas o resultado fica tão bonitinho no final que a gente quer só tentar mais, rs.

      Excluir
  4. Amei as dicas!! Eu adoro fotos flat lay e só descobri há pouco tempo que se chamava assim. Kkkk Já tentei fazer algumas, mas preciso treinar mais. Seu post me ajudou muito. Vou te seguir no insta pra ver mais. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu descobri no ano passado esse ano e nem me lembro como, haha. Mas fica bem mais fácil encontrar inspirações sabendo o nome, né? Hahaha. Fico feliz em ter ajudado. <3

      Excluir
  5. Nossa eu amei forte esse post, to sempre tentando deixar minhas fotos mais bonitinhas e essas dicas vão me ajudar de mais <3.
    http://www.noitedeoutono.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que seja super útil pra ti, Jés. <3

      Excluir
  6. Que post maravilhosooo!!! Eu tinha mesmo curiosidades sobre essa técnica e achei seu conteúdo sobre o tema bem completo! Me ajudou muito.... obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Amei o post, já fazia flat lay nas minhas postagens e nem sabia, mas agora vou prestar atenção nas dicas!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  8. Eu acho tão lindas essas fotos e ficava me perguntando sobre essa forma de fazer as fotos. Obrigada por fazer esse post lindo <3 e super explicativo.
    Beijos
    Mundo de Nati

    ResponderExcluir